Avançar para o conteúdo principal

Seguidores

Apresentados

gelado de framboesa

Vamos lá ao gelado mais complexo da história dos gelados 😅 Obviamente que, com este calor, só interessa que seja bem fresquinho e fácil que a vida não está para complicações 😁 Ingredientes Framboesas congeladas (ou qualquer outro fruto congelado) Natas frescas (ou iogurte ou queijo quark) Triturar tudo.....e comer 😅 podem usar um liquidificadores, o robot de cozinha, a Bimby....ou a versão ainda mais simples com a velhinha varinha mágica 🥰

Tarte de peixe e camarão




Para a massa:
1 chávena de farinha de mandioca
1 chávena de fécula de batata
1/2 de farinha de trigo sarraceno
1 chávena de farinha de aveia
4 ovos
3 CS de manteiga derretida
1/2 chávena de bebida vegetal (este valor pode variar, vão adicionando até a massa estar grossa mas trabalhável)

Juntar os secos, adicionar os líquidos e os ovos 1 a 1, amassando sempre até estar tudo bem incorporado e uma bola de massa areada. Reservam 1/3 da massa para a tampa da tarte. Forram uma tarteira com papel vegetal e vão esticando a massa com os dedos para forrar tudo. Este passo é o mais chato, exige muita paciência para a massa ficar fininha e bem esticada. Levam ao forno 25 min a 180º.
Esticar com o rolo a restante massa para ser a tampa.


Para o recheio
2 lombos de pescada
125 grs de camarão descascado
2 cebolas roxas
3 dentes de alho
1 alho francês
6 cogumelos brancos
1 cenoura
3 folhas de louro
2 CS de polpa de tomate (Atenção aos ingredientes)
1 CS de fécula de batata
3 CS de bebida vegetal

Cortar às rodelas muito fininhas: cebolas, alhos, cogumelos, alho francês e cenoura.
Levar ao lume a refogar as cebolas e os alhos em azeite e louro até caramelizarem e depois adicionar os legumes todos. Deixar estufar em lume brando. Adicionar os lombos de pescada e o camarão e deixar cozer apuradinho. Esmagar os lombos para se misturarem com os legumes. Quando tudo estivar em pastar, misturar num copo a fécula com a bebida vegetal e adicionar esta mistura ao estufado, mexer bem para não ganhar grumos, desligar e deixar arrefecer.
Quando o recheio estiver frio colocar na tarteira e espalhar bem (a massa já deve estar cozida!!!) . Colocar a tampa que esticaram com o rolo da massa, pincelar com ovo batido e levar ao forno mais 20 min (até estar dourada)

Bom apetite :)

Comentários

Mensagens populares