Avançar para o conteúdo principal

Seguidores

Apresentados

gelado de framboesa

Vamos lá ao gelado mais complexo da história dos gelados 😅 Obviamente que, com este calor, só interessa que seja bem fresquinho e fácil que a vida não está para complicações 😁 Ingredientes Framboesas congeladas (ou qualquer outro fruto congelado) Natas frescas (ou iogurte ou queijo quark) Triturar tudo.....e comer 😅 podem usar um liquidificadores, o robot de cozinha, a Bimby....ou a versão ainda mais simples com a velhinha varinha mágica 🥰

Bolo supremo de cacau


Hoje foi dia de trabalheira na Petiscaria. Como havia uma reunião de família, era requisito eu levar uma sobremesa, que, obviamente, tinha de ser paleo. 

Andava a congeminar um bolo de camadas....saiu este :)

A base é um bolo de cacau tipo queijada:
Ingredientes:
70 grs de manteiga derretida
80 grs de açúcar de côco
1 pacote de natas frescas
1 lata de creme de côco
50 grs de cacau puro
50 grs de farinha de araruta
50 grs de polvilho doce
120 grs de farinha de amêndoa
1 colher de café de fermento

Bater muito bem a manteiga com o açúcar, juntar as natas e continuar a bater, juntar o creme de côco e continuar a bater, adicionar o cacau e continuar a bater até estar num creme tipo mousse. Juntar o resto das farinhas e bater mesmo bem. No fim gosto de bater um pouco com a colher de pau até haver grandes bolhas de ar. Levar ao forno a 180º 50 minutos numa forma untada com manteiga e polvilhada com cacau.

Enquanto o primeiro bolo está no forno, preparam o outro:
Ingredientes:
5 ovos 
80 grs de açúcar de côco
30 grs de óleo de côco
40 grs de cacau puro
50 grs de farinha de amêndoa

Bater as claras em castelo e reservar. 
Bater as gemas com o açúcar até ficar bem cremoso, juntar o óleo de côco e continuar  a bater, juntar o cacau até ser uma textura bem cremosa. Por fim a farinha de amêndoa e vai ficar uma massa dura. Aí, mexer com a colher de pau e, delicadamente envolver as claras aos poucos. Levar ao forno a 180º em forma untada com cacau e óleo de côco 40 minutos. 

O recheio foi o doce de pêssego que fiz há uns dias: http://petiscariadamaria.blogspot.pt/2017/08/doce-de-pessego-e-anis-estrelado.html


Cobertura: tablete de chocolate 85% cacau derretida com 1 colher de sopa de óleo de côco, fruta a gosto.

Obviamente que podem fazer só um tipo de bolo. Mas, como um fica queijada  e o outro fofo, fica uma combinação de texturas interessante. 

Bom apetite, minhas riquezas :)




Comentários

Mensagens populares