Avançar para o conteúdo principal

Seguidores

Apresentados

Bolo de cenoura, abóbora e especiarias

Sabem aquele bolo cremoso, de frutos, que cheira a Outono? É este!!

300 grs de abóbora e cenoura cozidas com anis estrelado e um pau de canela e reduzidas a pure
5 ovos
1/2 chávena de óleo de coco
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de Cardamomo em po
1 colher de chá de erva doce moída
1 chávena de fuba de mandioca
1 chávena de farinha de amêndoa
1/2 chávena de farinha de coco
1 colher de sobremesa de fermento para bolos Bio
1 e 1/2 chávena de bebida vegetal
50 grs de sultanas
50 grs de nozes aos pedaços


Juntar no líquido fixador todos os ingredientes (não esquecer de retirar o pau de canela e a estrela de anis antes de fazer o puré de abóbora e cenoura). Deixar bater.  Verter para a forma forrada con papel vegetal e levar ao forno a 180 durante 50 minutos. (a minha fora é de 20cm)

Paleo: nada mais do que o essencial


Tens fome, come. Não tens fome, não comas. Quer dizer que o teu corpo ainda não precisa de grande combustível. As nossas reservas são muito maiores do que aquilo que pensamos!

Hoje fico-me pelo café turbinado com uma colher de sobremesa de óleo de coco prensado a frio, canela e pimenta de cayene. Já experimentei dezenas de combinações, mas, para mim, esta é a vencedora.
"Café turbinado
“Dave Asprey, o criador, tinha uma obsessão: encontrar um produto simples, capaz de fazer uma pessoa ser boa em tudo. Suas pesquisas foram dos Andes ao Tibete até chegar ao resultado perfeito. O empresário garante que já conseguiu elevar seu QI em 20 pontos só com o cafezinho. Sua bebida virou hit. Os que a consomem no lugar do café-da-manhã tradicional (sim, ele equivale a uma refeição!) relatam melhoria nos níveis de energia e atenção – e, o mais importante, nos ponteiros da balança. O mix da moda pode ser feito em casa: leva café orgânico coado, duas colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco – tudo batido no liquidificador.” (artigo da Harper’s BAZAR)

É, sem dúvida o queridinho de 90% dos PALEOS (ou outros 10% ou não gostam de café ou de coco)! É certo que na receita original pode haver algum exagero na quantidade de gorduras (a PALEO XXI segue uma linha moderada em praticamente tudo…), mas é verdade que a mistura provoca um efeito de saciedade e energia, para além de ser deliciosa e combinar os benefícios dos dois ou três alimentos… ou mais…

A versão “descomplicada” junta café (se for orgânico e moído na hora, melhor), óleo de coco e canela (já conhecem a verdade sobre a canela?). E sim, o batedor de leite ou mixer são fundamentais para garantir a mistura dos óleos e obter uma cremosidade ímpar!

Existem muitas versões e muitos extras que se podem adicionar, mas lembrem-se que ao mudar ingredientes, não vão obter os mesmos efeitos. Ainda assim, podemos usar no café: nata, leite de coco (ou outro, vegetal), açafrão, pimenta, cacau…"

retirado daqui: http://paleoxxi.com/conceito/dicas-descomplicadas/

Outros apontamentos:
 Carne (de preferência de pasto e aves do campo),
peixe e marisco (preferência selvagem e da nossa costa), 
ovos ( criados ao ar livre) 
fruta e legumes da época(preferência locais), 
frutos secos (verifica se não têm mais ingredientes para além de fruto), 
sementes. 
Pão e bolachas, o ideal é fazer em casa. 
Escolhe uma receita, compra os ingredientes e faz o lidl tem manteiga biológica,
Lacticínios (zona cinzenta, moderar!! mas devem ser ricos em matéria gorda) manteiga dos açores, queijos de ovelha e de cabra fatiados com bons ingredientes (ou o da ilha, ou o nosso da serra...),
presunto (só carne e sal) 
gorduras ( azeite extra virgem, óleo de côco extraído a frio - é caro mas dura muito (compra no continente, jumbo ou PD, secção de produtos naturais), banha (feita de animais de produção extensiva) abacate....

Comentários

Mensagens populares